Buscar
  • Marx Emiliano

Preço Ou Qualidade? Como Essa Escolha Impacta O Seu Provedor De Internet


O dilema mais recorrente de um empresário é sobre o quanto investir para que o seu produto ou serviço tenha boa qualidade a um preço competitivo. No setor de telecomunicações não é diferente, o provedor de internet – ISP precisa decidir quais equipamentos comprar, quantos funcionários contratar, em qual serviço investir para ter o melhor retorno sobre seu investimento (ROI). Mas no fim das contas, é melhor apostar em preço ou qualidade?


A resposta vai depender da sua estratégia de negócios, o público que você pretende atingir e a região escolhida. A balança entre preço e qualidade deve estar sempre muito bem equilibrada para não prejudicar o seu negócio a longo prazo. O preço pode ser um fator decisivo de compra, mas não há como reter um cliente se a qualidade do serviço não for boa e para um provedor de internet, a fidelidade do cliente é o mais importante.


Além disso, a qualidade está se tornando mais relevante do que o preço para a maioria dos consumidores. Segundo um relatório da First Insight realizado em 2017, 53% das pessoas pesquisadas consideram a qualidade o fator mais importante ao fazer compras em comparação ao preço (38%). Isso se tratando de produtos, onde geralmente o valor acaba sendo um fator ainda mais decisivo.


Para te ajudar a pensar na melhor estratégia para o seu ISP, vamos a algumas dicas:


Projeto de Rede

Se há um consenso entre os provedores de internet é que o investimento que precisa ser feito nesse setor é bastante alto. É preciso investir em muitos equipamentos para montar a rede, para gerenciar e até nos aparelhos que ficarão na casa do cliente. Se não houver um bom projeto de rede que tenha uma análise detalhada sobre a região que você irá atender, você pode acabar tendo desperdício financeiro e problemas para expandir o negócio. Portanto, a primeira dica é criar um projeto de rede detalhado e comprar os equipamentos de acordo com a necessidade traçada.


Qualidade dos equipamentos

Quando falamos em tecnologia, muitas vezes, o barato acaba saindo caro. Principalmente se essa tecnologia precisa estar disponível 24×7 para o seu cliente. A qualidade do equipamento vai impactar diretamente no seu negócio, por isso é preciso ter cuidado ao comprar equipamentos baratos, ou até importar um equipamento sem garantia ou sem um bom serviço de suporte técnico.


Infraestrutura

Assim como os equipamentos, a tecnologia escolhida para a sua infraestrutura de rede vai impactar na qualidade dos seus serviços e, consequentemente, no seu negócio. É inegável que a fibra óptica é atualmente a melhor tecnologia de transporte de dados existente no mercado. Dentre as vantagens estão a velocidade, a confiabilidade e a segurança.


Apesar de não ser a tecnologia mais barata para transmissão de dados, a qualidade da fibra óptica já provou sua superioridade. Além disso, a popularização da fibra óptica acabou barateando o seu preço e hoje em dia, ela é considerada como uma tecnologia de excelente relação custo-benefício.


Gasto por demanda

Para compensar as altas Despesas de Capitais ou Investimentos em Bens de Capitais (Capex) do provedor de internet é preciso saber gastar por demanda. Manter a maior parte dos recursos da rede alocada e em funcionamento, manter uma equipe enxuta, mas que tenha competência para entregar um atendimento de excelência aos clientes. Saber priorizar os investimentos é um dos pontos essenciais para ter sucesso em qualquer negócio.

2 visualizações0 comentário