Buscar
  • Marx Emiliano

Nove em cada dez provedores de internet do país ofertam fibra óptica

Pesquisa TIC Provedores 2020 indica que 35% das empresas do setor estão presentes em algum Ponto de Troca de Tráfego (PPT) do país

Nove em cada dez provedores de acesso à internet no país disponibilizam fibra óptica aos clientes, revelou a TIC Provedores 2020, pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgada nesta quarta-feira (7). Esse índice representa uma alta de 13% em relação ao último levantamento realizado em 2017.


Rádio e cabo UTP, que também estão entre as tecnologias mais usadas, apresentaram uma redução de 11% e 5%, respectivamente, no período. Os dados da pesquisa foram coletados entre junho de 2020 e janeiro de 2021


Diante do aumento do volume de tráfego internet, a oferta de fibra óptica pelos provedores é fundamental para atender às demandas por conexões mais rápida e estáveis, analisou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br. No entanto, ele lembra que isso não significa que todos esteja conectados via fibra óptica, mas que a maior parte dos provedores tem capacidade de ofertá-la.


A pesquisa também verificou que 35% das empresas do setor participam de algum Pontos de Troca de Tráfego – PTTs (ou Internet Exchange – IX, em inglês), o que representa um aumento de 89% em relação ao levantamento anterior. Os PTT consistem em pontos da infraestrutura da rede internet em que diversos sistemas autônomos se interligam para trocar tráfego.



https://itforum.com.br/noticias/nove-em-cada-dez-provedores-de-internet-do-pais-ofertam-fibra-optica/

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo