Buscar
  • Marx Emiliano

Como os provedores de Internet podem diminuir custos e melhorar a qualidade dos seus serviços?

Enquanto a Internet tem tomado para si um papel crescente de protagonismo, diversas atividades que em outrora eram realizadas de maneira presencial, passaram […]


Enquanto a Internet tem tomado para si um papel crescente de protagonismo, diversas atividades que em outrora eram realizadas de maneira presencial, passaram a ser realizadas de forma online.

Isso notoriamente, faz com que cada vez um volume significativo de pessoas espalhadas ao redor do mundo, necessitem consumir recursos online, sejam para fins profissionais como também para fins de lazer, como, por exemplo, podemos citar os acessos realizados por usuários associados a plataformas de streaming ou redes sociais.

Nesse aspecto, os provedores de Internet possuem um papel estratégico e de suma importância, para que diversos usuários ao redor do mundo possam ter condições de acessar de maneira segura e com qualidade, a Internet.

Com isso, vejamos a seguir como os provedores podem obter a qualidade dos serviços prestados e a redução de custos desnecessários:


BENEFÍCIOS DO MONITORAMENTO DE TRÁFEGO PARA PROVEDORES


Qualidade dos serviços prestados

É imprescindível que os provedores de Internet tenham todas as ferramentas e recursos necessários para garantir a entrega dos serviços para os clientes. A qualidade está associada diretamente, as condições que o provedor disponibiliza os serviços, e como realiza o atendimento aos respectivos clientes.


Redução de custos desnecessários

Obviamente, que além da qualidade dos serviços prestados, os provedores de Internet precisam obter resultados financeiros satisfatórios, não apenas para se manter, mas também realizar novos investimentos e, consequentemente, expandir.

Tais necessidades que vimos acima são perfeitamente encontradas em qualquer outra empresa de mercado. Para alcançarmos resultados satisfatórios, é imprescindível que o provedor de Internet otimize ao máximo os recursos existentes.

Como em qualquer outra empresa, torna-se uma tarefa extremamente difícil, crescer satisfatoriamente, com recursos sendo desperdiçados. Logo, para ser possível obtermos lucros, é essencial que nenhum recurso seja desperdiçado.

Com base nisto, vejamos a seguir uma visão geral sobre as CDNs e quais são os benefícios que podemos obter com tal visão.


CDN: CASO DE USO


Visão geral da CDN – Content Delivery Network

Ter uma visão correta das CDNs, sem dúvidas, é uma das premissas para qualquer provedor de Internet que deseje obter não apenas uma visão geral sobre o tráfego, como também de que forma estão sendo consumidos os recursos relacionados aos links de dados.

As CDNs de maneira resumida, tratam-se pontos de acessos (sendo constituídos por servidores) distribuídos de maneira geográfica, que possuem o intuito de permitir uma conexão mais rápida para os usuários, conforme suas respectivas localidades. Ou seja, as CDNs visam permitir que as conexões realizadas pelos usuários sejam estabelecidas através dos pontos de acesso mais próximos fisicamente de suas localidades.

Tal distribuição geográfica, permite que os usuários possam assistir conteúdo online, sem a necessidade de aguardar o carregamento completo de tal conteúdo, caso tais conteúdos já tenham sido armazenados em cache pelas CDNs.

Obviamente, que quanto mais próximo o usuário esteja fisicamente do servidor melhor será a experiência final de usabilidade deste, como, por exemplo, o acesso a uma determinada

página Web.

Com isso, podemos afirmar sem dúvidas, que as CDNs possuem uma importância fundamental para todos os provedores de serviços de Internet. Entretanto, sem uma visão apropriada, os provedores de Internet podem acabar desperdiçando recursos financeiros, e ocasionando, desta forma, prejuízos para a própria empresa.


O que acontece quando o provedor (ISP) não tem a visão apropriada do consumo de Internet?


A ausência de uma visão apropriada sobre o tráfego, sem dúvidas, é catastrófica seja no ponto de vista tecnológico, como também no aspecto financeiro.

A possibilidade de melhorar o desempenho do acesso aos principais serviços de internet é crucial, pois a experiência final tende a ser muito satisfatória, com uma conexão mais rápida e eficaz. Com a visibilidade, o provedor conseguirá comprovar o volume de tráfego para serviços que possuem CDN, com isso cumprindo requisitos necessários para solicitar acesso ao recurso.

Se formos considerar ainda, que muitas empresas adotaram o regime de trabalho na modalidade home office para uma boa parte dos seus colaboradores, isto significa um aumento na criticidade do uso de tráfego na Internet por parte dos usuários.

O fato é que com conexões de Internet cada vez mais rápidas e eficazes, os usuários tendem a se fidelizar ainda mais aos seus respectivos provedores, com isto, diminuindo o número de possíveis cancelamentos de planos.

Se no aspecto tecnológico a visão apropriada das CDNs já se justifica, no viés financeiro, podemos afirmar sem quaisquer dúvidas que é primordial.

O consumo de tráfego de Internet para serviços como Google, Netflix ou Facebook podem ser direcionados diretamente para as CDNs ao invés de links contratados, com isso, podendo representar uma grande economia para o provedor, com valores podendo superar a casa dos R$ 30.000,00 mensal.

Imagine o que a sua empresa, poderia fazer com tal valor adicional e como este poderia ser revertido para novos investimentos ou melhorias na qualidade dos serviços prestados?


Como ter uma visão correta sobre o uso das CDNs em minha empresa?


A Telcomanager possui em seu amplo portfólio, uma solução chamada TRAFip que consegue propiciar de forma gráfica e detalhada, uma visão geral sobre o consumo de tráfego por ASN, permitindo que seja identificado rapidamente, se a empresa está consumindo recursos excessivos ou que poderiam ser substituídos por conexões diretas.

Através desse recurso é possível identificar o tráfego relacionado ao Facebook, Netflix e Google ou até mesmo de outros sistemas autônomos de sua rede, mesmo que os equipamentos não exportem tais informações de maneira direta.

Como case de sucesso em nosso portfólio, temos um caso de estudo em que um determinado provedor não tinha a visão correta dos ASNs, e ao instalar o TRAFip, conseguiu identificar que mais de 70% do consumo de link de dados contratado, eram justamente para os serviços relacionados ao Facebook, Netflix e Google.

A economia aproximada foi na casa dos R$ 360.000,00 anualmente. Imagina como tal provedor, pode não apenas diminuir tais custos altamente consideráveis, como melhorar a qualidade dos serviços prestados para os seus clientes?

É com este propósito de auxiliar cada vez mais as empresas a otimizarem recursos relacionados a rede de dados, e diminuir custos, que nós da Telcomanager nos orgulhamos em contribuir.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações para melhor governança da rede.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, atuando no mercado desde 2002 com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.




Fonte: https://www.ispblog.com.br/2021/11/29/como-os-provedores-de-internet-podem-diminuir-custos-e-melhorar-a-qualidade-dos-seus-servicos/

7 visualizações0 comentário